Nomad
Blog

Estratégia de oferta e negociação na compra de casa: 8 factores a ter em conta

March 6, 2023
Share
house negotiation mage

Neste artigo, partilhamos alguns factores a ter em conta na definição da estratégia de oferta e na negociação de preço final de um imóvel.

Viu centenas de anúncios online, visitou dezenas de casas e finalmente aparece uma que pode ser a tal. Quer comprar! E agora?

  • Que proposta posso fazer?
  • Como assegurar o negócio ao melhor preço?

Estes são então alguns dos factores que a Nomad Homes conta quando apoiamos os nossos clientes compradores na definição da estratégia de oferta - ajudamos em todo o processo de compra de casa, desde a pesquisa e visitas até a um fecho sem sobressaltos.

1) Capacidade financeira

Esta é a primeira limitação/restrição de qualquer comprador: face aos seus capitais próprios, aos seus rendimentos, às condições de mercado (eg taxas de juro e montantes financiados) e ao seu perfil de risco, qual o montante máximo que está disposto a oferecer por um imóvel (sem nunca esquecer os impostos a pagar).

Conhecer o seu tecto, a prestação máxima e valores de oferta como os quais se sente confortável é o primeiro passo na definição da estratégia de oferta.

Saiba quais as opções realistas para si aqui.

2) Motivação da compra

Qual a sua motivação em relação a esta oportunidade em concreto? Tem a certeza que esta "é a tal", já pesquisa há meses, precisa de comprar já por motivos fiscais ou o seu principal objectivo é assegurar este negócio porque não quer mesmo perder o imóvel?

Ou a sua motivação é passa por conseguir comprar, sim, mas apenas a um preço que considere interessante e constitua o que a seu ver é um bom negócio?

Tenha em mente que para "ganhar" o negócio, no sentido de conseguir o melhor preço possível, tem sempre de estar disposto a perder.

3) Historial do imóvel

Há quanto tempo está o imóvel no mercado? Entrou recentemente? Ou já está online há vários meses? Teve descidas recentes de preço?  Em quantas imobiliárias está? Já houve propostas recusadas? Por que valor e quando?

São tudo indicadores e dados que podem ajudar a entender melhor a perspectiva do vendedor: é diferente receber uma proposta abaixo do preço na semana em que começa o processo de venda, do que receber essa mesma proposta 3 meses depois.

Na Nomad Homes, temos acesso a ferramentas que permitem analisar o historial dos imóveis.

Tenha toda a informação para comprar com confiança connosco.

Diga-nos o que gosta. Receba o que lhe encanta.
Saiba mais

4) Motivação do vendedor

Nem sempre é fácil conseguir estas informações, mas quanto melhor conhecer o contexto do actual proprietário, mais bem preparado estará para negociar as melhores condições.

O proprietário não tem pressa para vender nem precisa de liquidez? Ou precisa de vender rápido porque está num processo de compra ou porque precisa do capital?

Quanto melhor entender as motivações e contexto do vendedor, melhor preparado estará para definir a estratégia actual.

Viu centenas de anúncios online, visitou dezenas de casas e finalmente aparece uma que pode ser a tal. Quer comprar! Que proposta fazer fazer? Como assegurar o negócio ao melhor preço?

5) Concorrência

Têm havido muitas visitas recentemente? E segundas visitas? Há propostas em cima da mesa? Quantas e porque valor?

O mercado imobiliário tem estado muito rápido e o mais comum é estar num processo competitivo, em que há vários interessados. Não está sozinho na corrida e quanto melhor conseguir compreender a concorrência, maiores possibilidades terá de fechar o negócio ao melhor preço.

Tenha acesso antecipado e privilegiado às propriedades do mercado com a Nomad.

Comece a receber sugestões de compra

6) Características do imóvel

Em alguns casos, pode haver certas características dos imóveis com impacto na negociação.

Um exemplo disso são imóveis que tenham parte da área bruta classificada como dependente, o que tem impacto no valor da avaliação do imóvel (por exemplo, quando existem áreas esconsas). Caso o imóvel esteja à partida num segmento de comprador que recorre a crédito de habitação, essa característica pode limitar o valor de compra de qualquer comprador.

7) Eventuais custos escondidos

Outro factor a ter em conta ao delinear uma estratégia de oferta e valor de compra é a existência ou não de eventuais custos "escondidos". Estamos a falar, por exemplo, de obras previstas no condomínio ou arranjos e melhorias que precisem de ser feitos na própria habitação.

A existência ou não deste tipo de ónus influencia a capacidade de negociação. junto dum proprietário.

Conte connosco para antecipar eventuais custos e problemas omitidos.

8) Eventuais trunfos negociais

Embora o preço seja o principal factor de decisão de um vendedor, está longe de ser o único. Ter ou não capitais próprios para financiar todo o negócio, a % de sinal que se pode pagar no CPCV ou os timings que se pode aceitar entre CPCV e escritura são tudo factores que podem influenciar a competitividade duma proposta.

Compradores que compram com capitais próprios e não necessitam de recorrer a crédito de habitação apresentam um menor risco para o vendedor, porque após o CPCV há pouco risco até à data da escritura - e caso o negócio caia, o vendedor fica com o sinal pago na data do CPCV. Com compradores que recorrem a crédito, caso a avaliação bancária não seja suficiente há um risco do negócio cair sem qualquer penalização.

Outros vendedores valorizam uma maior % de sinal no momento do CPCV por uma questão de liquidez - capitais que necessitem por exemplo para pagar o sinal de uma compra.

Em outros casos, os vendedores poderão precisar de mais tempo entre o CPCV e a escritura, e nem todos os compradores estão dispostos a aceitá-lo.

De que está a espera?

Começe Hoje o processo de compra da sua futura casa com a Nomad Homes!

As casas certas directamente até si
Saiba mais